terça-feira, 19 de outubro de 2010

KURT COBAIN EM MÚSICAS


"I'm So Happy 'Cause Today I Found My Friends..."


Texto de Gueeva, Inspirado e Adaptado de Paulo Cavalcanti, Fascículo Shopping Music, número 70, Ano 2002. Imagens Fonte: Arquivos de Gueeva. Vídeo "In Bloom" Fonte: www.letras.terra.com.br


KURT COBAIN EM MÚSICAS


As Músicas da Banda Nirvana são eletrizantes, intensas e contagiantes.
A principal razão p/tais ingredientes terem transformado-se em grandes sucessos, pode ser respondida em apenas duas palavras: "Kurt Cobain".

Sim, Kurt sempre foi e será a Alma do Nirvana. Foi através da Música que Kurt conseguiu expresssar a si mesmo; suas alegrias, frustrações, sonhos e sofrimento.

Kurt cantava com o Coração, por vezes com voz suave e aveludada...
Para no momento seguinte soltar sua "fúria" interior.
Seu canto entrava literalmente em "erupção". Finalizando-se c/um grito vindo do fundo de seu Ser, algo visceral. Kurt sentia, vivenciava e fantasiava seu Mundo através da Música.
Por isso as Músicas do Nirvana são lembradas até hoje. Como diria Bob Dylan:
"-Aquele garoto tinha coração !"

Vejamos então algumas das melhores e mais marcantes Músicas de Kurt Cobain junto a sua Banda Nirvana.

1- ABOUT A GIRL: "Bleach" foi o primeiro Álbum do Nirvana, lançado em 1989. Dele sairia uma das canções mais bem sucedidas das experiências musicais de Kurt.
Em "About a Girl" Cobain conseguiu "casar" Pop Rock com barulho de forma brilhante.

A inspiração foi sua então namorada Tracy Marander, um dos mais sólidos relacionamentes afetivos de Kurt antes da fama.
Talvez por isso, Kurt sempre têve um carinho muito especial por esta canção e a mantêve no repertório do Nirvana até o fim da Banda.

2- SLIVER : De acordo com o próprio Kurt, esta música marcaria uma "virada" para a Banda. A canção foi lançada em Compacto, chamando a atenção de Gravadoras da época (fim dos Anos 80 e início dos Anos 90) para as Bandas de Seattle.

Kurt sempre priorizou a melodia, a música em si, depois ele pensava e criava as letras.
"Sliver" narra uma situação extremamente comum à infância de Kurt Cobain. Os prolongados períodos em que ele passava junto a parentes(normalmente seus Avós) , quando seus pais estavam fora.

Mais tarde, "Sliver" seria incluída na compilação do Álbum "Incesticide".

IN BLOOM BY NIRVANA


video


3- IN BLOOM: Uma música que satiriza a natureza volúvel dos fãs de música Pop Rock. Ou seja, num instante cantam uma canção até esgotar seus próprios ouvidos. E no momento seguinte (aparecendo um novo Hit), já a esqueceram por completo...

O Clip feito pelo Nirvana para esta música é impagável, realmente inspirado e divertido. A Banda fez uma paródia dos programas americanos de TV dos Anos 50, como o "American Bandstand". Este foi um dos melhores Clips do Nirvana, sem sombras de dúvida.

4- BEEN A SON: Aqui surge um rock dinâmico e direto. Nele Kurt exalta o sexo feminino, não apenas no sentido romântico. Declaradamente avesso aos Machistas, ele questionava se os Homens de hoje, realmente deixariam as Mulheres obterem triunfos históricos e profissionais.
Originalmente "Been a Son" foi gravada no EP "Blew", 1989. Mas atrávés da Rádio Londrina BBC, Kurt e o Nirvana tiveram a oportunidade de regravá-la. O resultado foi uma excelente versão, que posteriormente seria incluída no Álbum "Incesticide".





5- SMELLS LIKE TEEN SPIRIT: Talvez o maior "Hit" do Nirvana até os dias de hoje.

Kurt a compôz em homenagem a Banda Pixies. Na verdade ele refez a letra dezenas de vezes até ficar da forma que desejava. Ela foi inspirada por uma frase rabiscada na parede do quarto de kurt, por Kathleen Hanna(namorada de Dave Grohl na época) do Grupo Bikini. Ela escreveu "Kurt Smells like Teen Spirit". Teen Spirit era o nome do desodorante que sua namorada Tobi usava.

Algum tempo depois, Kurt tentou livrar-se do estigma de Teen Spirit, renegando sua própria criação.
Movido pela superexposição que a Música e a Banda obtiveram pela mídia, Kurt parecia estar saturado de tocar "Teen Spirit".
Mas não adiantou... Kurt também dedicou muito de si para esta canção, ele sabia que a música era realmente boa e que faria sucesso. E faz até os dias atuais!!
Tornou-se um Clássico do Rock Underground.


6- HEART SHAPED BOX: Música inspirada no primeiro presente que Kurt Cobain daria a sua esposa Courtney Love(uma caixa em forma de coração). Um relacionamento tempestuoso e repleto de altos e baixos. Assim pode ser descrito o casamento de Kurt Cobain.
Não demorou muito para esta situação influenciar a criatividade músical de Kurt.

Em HEART SHAPED BOX, Kurt escancara seus conflitos conjugais, de forma surpreendentemente criativa e vigorosa. Courtney Love chegou a pedir a Kurt que cedesse a Música para sua Banda "Hole" gravar. Mas o "maridão" não aceitou a proposta.



Com Amor...

Gueeva